A Magnum Vinhos nasceu alimentada por um Ribeiro, Santo por sinal, porque nunca terá secado ou porque a devoção assim o crismou. Localizada em Oliveira do Conde, em pleno coração vinhateiro da Lusitânia, entre os rios Mondego e Dão é aqui que estão das mais aventuradas vinhas que o país conhece e foi também aqui que Carlos Rodrigues e Carlos Lucas começaram a extraordinária aventura de uma vida dedicada às vinhas.

Primeiro no grande projecto que acordou a vetustez do Dão, vindimando, vinificando, guardando e apurando. Escrevendo histórias de vinho, labutando por entre as cepas, criando e aprimorando este trio ousou produzir dos mais extraordinários vinhos, concentrando aromas e vidas entre garrafas, crescendo e aprendendo a cada vindima.

Em duas décadas, entre Portugal e o Brasil estes enólogos souberam inovar, criar e conquistar. A história não se apaga e a memória preserva-se. Foram essas vontades que se juntaram em 2011, quando foi criada a Magnum Carlos Lucas Wines com raizes no Ribeiro Santo, propriedade antiga que guardava das mais antigas vinhas do Dão. Protegida pela cumeada da serra da Estrela, um fantastico imaginário que a geografia traçou e a que acrescentou, noutro extremo deste imenso vale, o Caramulo. São esses cumes que nos inspiram e hoje o Ribeiro Santo é uma imensa aduela que preserva os mais finos segredos que o vinho pode contar.

Mas a empresa soube descobrir a geografia, expandir a curiosidade e criar outros vinhos. Subindo ao Douro alargaram o portefólio com o Baton, descendo à planicie alentejana catrapiscaram a Maria Mora.
Trinta hectares no Dão, 60 no Alentejo e 10 no Douro. Na região do Dão temos a Quinta do Ribeiro Santo, em Carregal do Sal. Mais a norte, na região do Douro o Casal de Loivos, onde são elaborados os vinhos Batom e Tom de Batom. Já no Alentejo, em Talhas, no concelho de Mora, produzimos os vinhos Maria Mora e Flor de Maio. Irreverentes sim, mas com raízes fundas numa agricultura que respeita o terroir e as castas portuguesas. Muitas histórias e muitas garrafas porque temos paixão pelo que fazemos e para quem o fazemos. Na Magnum juntamos “Vinho & Pessoas”.

 

Partilhar